sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Warcraft 3 World editor: Introdução à fantastica ferramenta de criação da Blizzard

 Primeiramente galera, eu gostaria de pedir desculpas por ficar tanto tempo sem postar nada aqui no blog, fiquei um tempo sem ideias para postagens e viciei loucamente no Battlefield 3. Depois de pensar em novas ideias para o blog, decidi apostar em uma: O Warcraft World editor.
 Pra quem não conhece, o Warcraft 3 é um jogo maravilhoso feito pela Blizzard, que deu vida ao DOTA e muitos outros jogos, no Warcraft 3 você pode jogar uma variedade imensa de jogos, com os mais diferentes objetivos. No Warcraft 3, existe uma ferramenta chamada World Editor, e é sobre essa ferramenta que falaremos hoje. Esta ferramenta possibilita a criação de mapas, ou seja, jogos para o Warcraft 3, e hoje eu pretendo iniciar uma serie de tutoriais para quem se interessa em criação de jogos, o Warcraft 3 é um ótimo caminho para iniciar os seus projetos.


Requerimentos:
- Warcraft 3 instalado
- Warcraft 3: The Frozen Throne instalado
- Basico de inglês
- Conhecimentos basicos em computação
- Conhecimentos basicos em Warcraft 3

Observações:
- Este é um tutorial de introdução à ferramenta, com algumas explicações sobre a interface e algumas funções.
- Se você não tem conhecimento sobre o jogo, tente aprender umpouco mais jogando, isso ajudará na criação dos mapas.
- Eu uso um programa para complementar as funções do World editor, portanto se você perceber alguma função que não está presente no seu World editor, não se preocupe.




Primeiramente abra o executavel do World editor, ele deverá se encontrar na pasta raiz do Warcraft.
Após a abertura do programa, você deverá ver algo assim:


Essa é a interface do World editor, ela é bem simples quando comparada com a maioria dos editores, mas não se preocupe se ela parece confusa pra você, explicarei as funções essenciais neste tutorial.
Foto:
1 - Trigger editor: Esta e uma das funções mais importantes e complicadas do World editor, é aqui que você cria e edita o funcionamento do jogo, ou seja, dá vida ao projeto.
2 - Sound editor: Esta função, como o próprio nome ja diz, permite organizar e testar as musicas e efeitos sonoros que serão usados no mapa.
3 - Object editor: Nesta parte você edita os status de todas as unidades, habilidades, upgrades, items e objetos do cenario. Você também pode criar novos items, unidades, habilidades, etc.
4 - Import Manager: Aqui você pode importar musicas, sons, unidades, e muitas outras coisas para o seu mapa.
5 - Test Map: Como o próprio nome já diz, lhe permite testar o jogo. Para quem usa um programa para completar as funções do world editor ( como eu ), essa função pode não funcionar.
6 - Tool Palette: Esta parte do World editor lhe permite editar o mapa de maneira bem simples, ela tem algumas divisões, são elas:
 *Terrain Palette: Permite que você edite o terreno da maneira que desejar.
 *Doodad Palette:Nessa divisão você pode colocar os objetos do cenario no mapa
 *Unit Palette:Nessa area você pode colocar unidades e items no mapa.
 *Region Palette:Nessa area você determina regiões no mapa, para serem usadas em triggers.
 *Camera Palette:Essa area será usada para criar cinematicas.
7 - New Map: Permite começar um novo projeto.
8 - Open Map: Permite abrir um projeto salvo anteriormente:
9 - Save Map: Permite salvar seu projeto.

Bem, essas são as funções mais basicas do World editor, recomendo que você brinque com elas antes de tentar iniciar um projeto, qualquer duvida que tiverem, deixem nos comentarios e aguardem a resposta.
Até o proximo post!
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Links úteis para esta postagem:
- http://www.hiveworkshop.com  - Site com download de varias ferramentas, modelo customizados, abilidades customizadas, e muitas outras coisas para o Warcraft 3 World editor. Obs. o site está em inglês.
- http://chaosrealm.info/index/  - Outro site cheio de downloads e tutoriais para o World editor, mas também está em inglês.

2 comentários:

Anônimo disse...

tou com umas duvidas a respeito do trigger editor,espero que vc possa me ajudar.

1-como desativar a musica thema do game.
[gostaria de colocar uma musica de fundo diferente das quatro musicas padroes,mais o unico geito que encontrei foi criando uma região que abrangesse todo o mapa e lhe adicionar o som,mas desse modo a musica thema evidentementeainda permanesse misturada,achei o recurso que deveria desligar a musica thema/new action-sond-stop music theme/mais ele num faz efeito nenhum.]

...

2-quando se usa o recurso pan camera,desfocando a imagem para outro lugar,como faço para a camera retornar automaticamente para meu heroi.[algumas pan cameras nem manualmente retornam para o ponto de partida,ficam travadas no local.]
e como faço para essas mesmas pan cameras nao entrarem em açao assim que o jogo iniciar,mas em um outro momento mais afrente no game.

...

3-quando se cria um evento,como escolho quais ações acontecerao apos ele. exemplo um texto,uma pan camera,[assim que o mapa inicia o texto e a pan camera logo são executados,e depois que se realiza o evento,eles se repetem automaticamente,eu nem escolho quais ações o evento deve executar.]

...

entre tantas outras deixei minhas duvidas mais simples espero que vcme ajude...
a tem uma quarta

4-vc ja consegue criar filmes....
quero saber como é....se num for pedir de mais

ass;jack...

Pedro Belluzzo disse...

Em resposta ao ultimo comentário...

1:
Se você criar uma nova trigger, e aí uma nova ação, verá que existem algumas funções para parar a musica. São elas: Stop Sound, Stop music e Stop music theme. Estou sem editor no momento, mas use uma delas com o evento: Map initialization ou Time elapsed.

2:
Use a ação: Pan Câmera, e no lugar "to xxxxxx" coloque "unit - position of unity" e troque "triggering unit" pela sua unidade. Pra você fazer uma câmera funcionar sem ser no inicio do jogo, coloque um evento diferente de map initializating, como time elapsed ( tempo passado. ex: time elapsed 50 = depois que passar 50 segundos desde o início do jogo ) ou então, unit enters in region. Se a camera ficar trancada depois disso, é porque você está em cinematic mode ( é so usar a acção turn cinematic mode off ) ou então porque você deu lock camera.

3:
Uma trigger funciona da seguinte forma: Evento: o que é nescessario para a trigger rodar.
Conditions: Condições para que a trigger seja ativada.
Açtions: Ações que a trigger irá executar. As ações tem que estar na ordem correta, pois a trigger vai executar nesta ordem.

4:
Para criar filmes ( cinematica ), Você tem que, em primeiro lugar, colocar em modo de cinemática ( Cinematic mode ), depois decidir onde coloca a camera em determinado momento da cinematica ( Pan camera ) ou (apply camera object - para esse precisa de uma camera no mapa criada no "camera palette" ) e ai você cria os dialogos ( Transmission from unit ). Basicamente é isso, você também pode usar várias outras ações para fazer as coisas acontecerem na cinematica.